segunda-feira, 30 de maio de 2011

A simplicidade do amor

Amo como ama o amor. Não conheço nehuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo? - Fernando Pessoa.
Vídeo postado no update.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A vida

Numa postagem recente tratamos da polinização, esse incrível fenômeno que é parte essencial do ciclo de manutenção da vida. Entretanto, não podemos ignorar uma outra vertente que mantém a vida viva e pulsante: a morte. É o que nos mostra esse vídeo sinistro, quando, da morte de sua presa, a aranha trás forças para continuar vivendo. Além disso, a predadora ainda dá vida a outra mariposa, que tomará o lugar daquela que morreu. E assim segue o ciclo... Polinização e morte acabam tendo, nesse sentido, o mesmo fim... que se reinicia constantemente...
Postado no update

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gryphus na Imprensa

Entrevista com Diego D'Albuquerque, autor do livro Branquinho, o Dognautapublicada no Globinho do dia 21 deste mês. Clique na imagem para ler.

Como os livros Funcionam?

"Livros
É exatamente assim que eles funcionam"
O poster acima ilustra tão bem o conceito de livro que dispensa comentários...
Postado no PROFESSORTEXTO

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relativizando a língua - "Menas"


O vídeo acima mostra um rápido tour pela exposição "Menas - o certo do errado e o errado do certo", no Museu da Língua Portuguesa, com instalações que abordam as variações da língua portuguesa. Trata-se de uma exposição excelente que continua um assunto recentemente abordado aqui no neste blog. Vale a pena esclarecer alguns conceitos com essas instalações.
Postado no PROFESSORTEXTO

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Transcendendo Lynch


Aconteceu ontem a pré-estreia do filme Transcendendo Lynch, que mostra um ângulo de difícil acesso sobre o cineasta, suas palavras e sua maneira de se expressar e de pensar. O filme foi produzido durante a viagem de David Lynch ao Brasil, em 2008, para o lançamento do livro Em Águas Profundas, sobre cinema, criatividade e meditação. Acima está o trailer do filme só para dar um gostinho...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Os Livro" - a falsa polêmica e o mito da fala "correta"

Uma polêmica foi criada em torno do livro de Língua Portuguesa Por uma Vida Melhor por conter formas ditas "incorretas" da Língua Portuguesa, como: "os livro ilustrado" ou "nós pega o peixe". O ponto da autora é que os alunos podem falar no formato informal da língua, mas que deveriam aprender o padrão culto, mais adequado para algumas situações. Essa é uma ideia já bastante difundida entre os especialistas da língua e não causa espanto - ao menos não para os bem informados. Os conceitos de "certo" e "errado" na gramática caem por terra com uma simples pergunta: como foi criada a gramática? Pode ser que os que polemizaram a questão "dos livro" não tenham parado para pensar sobre isso. Não, a gramática não brotou do chão, nem caiu do céu, nem foi dádiva divina. A gramática foi criada através da sistematização da forma utilizada pelos poetas mais eruditos, que coincidia com a forma de falar de uma pequena elite. Ponto final. Isso quer dizer que a norma culta é a versão linguística de alguns escritores, que eram, obviamente, minoria. Talvez tão poucos que a forma deles falarem é que deveria ter sido considerada a errada... Quem sabe... E, só para lembrar, esse trabalho de sistematização e criação de uma gramática foi feito pelo mesmo tipo de especialista que está de acordo com a autora Heloisa Ramos. Portanto, seria melhor ler e se informar antes de polemizar e tirar qualquer conclusão precipitada. Aqui vão duas boas dicas: matéria do Jornal do Brasil, excelente artigo do blog Pragmatismo Político

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Natureza: beleza e sedução

Incríveis imagens! A beleza poética da câmera superlenta nos mostra o significado da palavra polinização: vida, lugar da criação e da diversidade. A vida está presente em todos os ciclos do processo de polinização e o completa. Enquanto isso, a própria polinização passa a ser absolutamente essencial à manutenção da vida. Trata-se de um troca justa e rica. Durante essa troca, alguns beija-flores rodopiam pelos ares, várias plantas crescem, borboletas planam calmamente, mamães morcego carregam seus filhotes, insetos se multiplicam... o mundo acontece...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vamos Pensar?

O projeto Oi Cabeça, apresentado no Oi Futuro,  pretende abrir um espaço de discussão intelectual, e tenta responder às perguntas: para onde vai a literatura? Estamos assistindo o fim da lógica linear do livro impresso? A arte de narrar será contaminada pelos games e pelo encanto dos meios de multimídia? E a crítica, onde se coloca num universo estruturalmente participativo? O projeto se estenderá deste mês até dezembro. Saiba mais aqui.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mudanças enriquecem

Paul Holdengraber (foto acima), diretor de programas públicos da Biblioteca Pública de Nova York, tinha apenas uma missão quando assumiu o cargo em 2004: "tornar a biblioteca irresistível", como ele próprio colocou. Para chegar a esse fim, moveu-se com audácia: fez uma série de transformações inusitadas que deram frutos positivos. Ações como mudar o horário dos eventos de tarde para noite foram essenciais para refrescar o ambiente: agora jovens e adultos terão mais chances de participar dos programas, antes majoritariamente frequentado por aposentados. Os convidados também se diversificaram: uma noite com Keith Richards, outra com Umberto Eco e outra com Jay-Z, além de escritores menos célebres de áreas bem distintas. Paul obteve êxito em transformar a biblioteca num local mais rico, culturalmente efervescente e bastante frequentado. A lista de e-mails do público subiu de 500 para 20 mil, o que prova que a Biblioteca Pública de Nova York passou a fazer mais sentido na vida de muita gente. A bem sucedida empreitada deixou sem dúvida algo para se pensar: será que as pessoas de fato estão tão desinteressadas assim nas bibliotecas, ou na leitura? Ou será que basta um esforço para a conexão acontecer? Vale a pena ler a entrevista com o diretor publicada neste sábado pelo Estadão. Para acessar o site da biblioteca, clique aqui.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Livro para Voar

A matéria acima, postada no youtube em abril de 2009, mostra a razão da existência do livro: a circulação de conhecimento e de cultura. O conceito é levado ao extremo, o que produz um resultado muito interessante: livros disponibilizados gratuitamente em locais com grande circulação de pessoas. Se existe algum sentido publicar livros, certamente ele está contido nesse conceito de democratização da leitura. É como um sopro de vida para a cultura, que é levada pelo vento e sai distribuindo sussurros a quem quiser ouvir.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A educação vai muito além dos livros

Nesta apresentação, o professor John Hunter conta sua experiência em uma escola pública, onde desenvolveu um jogo extremamente complexo para que as crianças entendessem a dinâmica mundial, misturando as áreas militar, política, econômica, social e ambiental. Trata-se de uma comlexa dinâmica em torno de um mapa multidimensional dividido em quatro territórios, com diferentes recursos e riquezas entre si. A turma foi dividida em grupos para administrar esses territórios - cada grupo com um país. As crianças tinham que tomar decisões, relacionar-se com seus vizinhos e enfrentar o desafio de melhorar o mundo que a geração do professor havia deteriorado, como ele mesmo confessou, desculpando-se. O resultado foi uma série de acontecimentos emocionantes e ações audaciosas que transformaram o mundo por inteiro. As crianças aprenderam de fato na prática, resolvendo o problema do aquecimento global, por exemplo, ou tendo que escrever uma carta aos pais de cada soldado morto em batalha. Experiências que certamente influenciaram muito esses alunos e, consequentemente, o futuro de cada um deles...
Postado por Eli em A Taberna

terça-feira, 10 de maio de 2011

fBook

Fbooks: O Bom Inverno
Depois do eBook, saiu novo empreendimento literário, feito pela Dom Quixote, com O Bom Inverno, de João Tordo: o fBook. Cada dia a editora coloca um trecho novo do livro no Facebook, os leitores-amigos acompanham a página e interagem com a história, curtindo, comentando e compartilhando. No final do dia, os trechos são reunidos em uma única publicação. Para poder acompanhar por completo, é preciso ser amigo não só do narrador da história, como também dos 17 personagens da trama, que tem perfil próprio. 

Tudo é um remix

A intertextualidade está presente em tudo aquilo que criamos ou fazemos, conscientemente ou não. Esse vídeo prova isso com perfeição, estudando o caso de Kill Bill, de Quentin Tarantino, e apontando algumas das possíveis fontes de inspiração para a confecção do filme. Incrível é assistir e pensar que os filmes citados como influenciadores deste longa também foram influenciados por uma porção de outras produções (sejam do cinema, das outras artes, ou de qualquer outra esfera). Vale a reflexão.
Postado no update

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rotina

Muitos acreditam que para escapar do tédio basta sair da rotina. Será mesmo? Talvez baste apenas olhar a rotina de um ângulo diferente... Quantas imagens e perspectivas interessantes podemos tirar de nossas próprias rotinas? Essa é uma questão que a série Routines, de Daniel Mercadante, pretende abordar. Para ver os outros vídeos clique aqui.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Notas tristes


Notas musicais também podem ferir a carne. Isso fica provado através das gentis mãos da uruguaia Cecília Siqueira e do brasileiro Fernando Lima, que formam o Duo Siqueira Lima. Para visitar o blog dos dois clique aqui. Antes de assistirem, respirem fundo, pois na tristeza também há beleza.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Gryphus em Foco deste último mês

Gryphus em Foco - Abril 2011

Liberdade de edição enjaulada

Bui Chat, editor vietnamita, recebeu na Feira de Livro de Buenos Aires o Freedom to Publish Prize, no dia 25 de abril.  O prêmio pela luta em favor da liberdade de publicação foi outorgado pela International Publishers Association (IPA). Mas, no dia 30, ao chegar no Vietnã, Bui Chat teve o prêmio confiscado e foi preso. A editora que ele criou, Giay Vun, publica poetas marginais, escritores e historiadores censurados. Bui Chat pode ficar preso por nove meses, e seu sócio será interrogado. A IPA está lutando pela liberdade do ousado editor.