segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
O poder do pensamento
Nossa mente tem um poder fortíssimo, e talvez seja um hobby: ela nos engana com frequência. E, se ela nos engana, obviamente está enganando a si mesma. Esse mecanismo de confusão ilustrado no vídeo acima é o mesmo que faz nascer tantas histórias e fantasias que mais tarde viram livros, ou filmes, ou peças publicitárias, etc. Trata-se de um esforço criativo, que atribui valores, ou melhor inventa valores às coisas. Um esforço tão inerente ao ser humano que nem percebemos e, justamente por isso, nos faz ser capazes até de nos curarmos de doenças. Criamos todo dia, o dia todo, inventamos e reinventamos os personagens à nossa volta incessantemente. O escritor é aquele que se dá conta disso.
Postado no PROFESSORTEXTO
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Não são só os livros
Não são só os livros que servem para construir cidadãos. Não se deve esquecer que se trata de um esforço conjunto que envolve muitas pessoas e muitas áreas distintas da sociedade. Daí a educação ser tão delicada e frágil em todos os estágios. Construir cidadãos é uma das mais nobres artes, onde todo o bom esforço é válido, como nos mostra o vídeo.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Alguns dados que podem ser desconcertantes
Pesquisa divulgada pelo Contently revela uma face não muito agradável do mercado de livros americano. Clique na imagem para ver os números com mais precisão.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Liberdade das Biografias

Voltou a tramitar na Câmara dos Deputados o projeto de lei que permite a divulgação da imagem e de informações, em livros biográficos, de pessoas de notoriedade pública. O projeto é de 2008, do então deputado Antonio Palocci, mas foi desarquivado recentemente por iniciativa da deputada Manuela d'Ávila, do PCdoB. A legislação vigente não define com clareza os limites entre privacidade e direito a informação sobre esses indivíduos de notoriedade pública, o que inviabiliza o exercício pleno e correto da liberdade de expressão. Leia a matéria completa aqui.
As histórias que um livro conta
Ler um livro é criar. É ver se desenvolver tudo numa folha de papel. O vídeo acima torna a metáfora literal. Foi realizado pela Andresen M Studio para a New Zealand Book Council, uma empresa da Nova Zelândia que divulga livros e autores e estimula a leitura. Foram utilizadas por volta de 3.000 imagens na confecção do curta.
Postado no PROFESSORTEXTO
Postado no PROFESSORTEXTO
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Mostrando os Livros do Supernatural
Guilherme Toscano (no twitter, o @gt_supernatural) mostra além da capa dos livros da série Supernatural. Confira os detalhes.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
A força da palavra
Nós somos uma editora. Trabalhamos com textos e livros. Sabemos a força que têm as palavras. Por isso pedimos atenção ao movimento #doepalavras, no qual você pode escrever um curto recado a pacientes com câncer do Instituto Mário Penna, ajudando-os a superar as dificuldades. As mensagens são passadas em telas de hospitais e lares para convalescentes. Clique aqui para ajudar.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Pensar não é repetir
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Dê vida às páginas
Um vídeo emocionante no qual o papel ganha vida através da luz. Fenômeno parecido ao que acontece com os livros. Palavra escrita é palavra morta. Quando se lê, no entanto, a palavra volta à vida e vive como nunca antes: mais rica, diferente, transformada... inventada.
Postado no PROFESSORTEXTO
Postado no PROFESSORTEXTO
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Peru lê mais: Palestra em São Paulo
Após uma década de desenvolvimento econômico, o Peru viu seu mercado interno se ampliar. Isso vale também para o mercado editorial, que se beneficiou de melhorias nas taxas de alfabetização, da criação de novos centros de ensino, do Plano Leitura, e da inclusão de novos grupos sociais na aquisição de livros.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Mr Bean na Biblioteca
Um retrato hilário da falta de intimidade com a literatura. Mais esquetes do Mr Bean em seu canal no youtube.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
E um mundo se abre...
Para aqueles que não têm a chance de visitar pessoalmente, a Google está proporcionando incríveis viagens a museus ao redor do mundo. Tirando foto de quadros de tal modo que seria impossível captar tantos detalhes dos quadros se simplesmente estivéssemos parados na frente deles. Entre no site do Google Art Project e se delicie com a arquitetura dos lugares, os traços dos pintores, as marteladas dos escultores. Jóias do mundo das artes acessíveis a todos gratuitamente. O que está esperando?
Postado no PROFESSORTEXTO
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
A Grande Biblioteca
Foi na Grande Biblioteca de Alexandria que a jornada da ciência começou de forma sistemática no Ocidente. O astrônomo Carl Sagan, em sua série "Cosmos", fala um pouco de como seria o lugar pelo pouco que sabemos. Essa gigantesca nação cultural entretanto não durou para sempre, sofrendo, segundo algumas versões, uma série de incêndios, em sua maioria, propositais.
Pré-venda dos livros do Supernatural!!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Cairo: os livros também acabam sofrendo

Baseado em matéria do Publishnews
Ferreira Gullar 8 e 80
A exposição Ferreira Gullar 8 e 80 fica aberta até 13 de março. Nela serão expostos escritos, fotos inéditas, aquarelas, pinturas e objetos pessoais de Gullar. O espectador terá a chance de se aproximar e conhecer mais sobre o poeta, escritor, roteirista, dramaturgo, ensaísta, tradutor e crítico de Arte. Para saber sobre local, horários e preços clique aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)