"Obrigar o aluno a ler um livro de literatura com a obrigatoriedade de responder a um questionário elaborado pelas editoras, para o qual o professor possui as respostas, também elaboradas previamente, é decretar uma sentença definitiva: -Você nunca será um leitor. Fazer o aluno decorar escolas literárias e todas as suas características sem nunca ler uma obra sequer de um dos autores que dela fizeram parte (o que importa é saber as questões que vão cair no vestibular) é outro pequeno assassinato que deveria ser severamente punido.
A indústria da educação brasileira, ensina apenas para o aluno passar no vestibular. A formação humanística, a compreensão do mundo através de sua história, não está em questão. A questão é 'passar ou passar', ou seja, competir e ganhar a corrida para a glória do canudo universitário."
Texto: Dalila Teles Veras - para ler o texto todo clique aqui
Imagem: Eduardo Feitosa - mais sobre a tela e o artista aqui
Um comentário:
Sou um aluno do ensino médio e acabei de prestar meu segundo vestibular. Concordo plenamente com o texto. Sinto que a minha leitura foi assassinada e vou ter que trabalhar duro para tentar reverter a minha situação. Parabéns pelo texto e pelo blog.
Postar um comentário